Atualmente, no mundo da tecnologia ouve-se muito falar da Computação em Nuvem, que é o fornecimento de serviços digitais através da Internet. As chamadas “nuvens” são capazes de armazenar informações, rodar softwares e aplicações empresariais, armazenar  bancos de dados, e até mesmo prover serviços de redes e servidores “como serviço”, bem como atender outras demandas.

Provavelmente, mesmo sem notar, a tecnologia que você está utilizando para acessar esse site é em nuvem. Atividades básicas como ouvir música, jogar ou editar documentos são exemplos básicos de serviços que necessitam de computação em nuvem para funcionar. 

Cada vez mais empresas buscam agilidade e produtividade na adoção de serviços em Nuvem e uma das alternativas mais procuradas nos últimos tempos é a migração dos serviços de telefonia também para a Nuvem.

A Telefonia em Nuvem ou PABX Virtual é um serviço de comunicação unificada de  mensagens e voz que substitui sistemas telefônicos tradicionais, bem como outras tecnologias, por exemplo, o convencional PABX. A utilização desse sistema permite que os funcionários de determinada empresa realizem chamadas simultaneamente, vídeo conferências, SMS em massa, entre outros serviços. Toda essa infraestrutura funciona sem prejudicar o desempenho da atividade que o usuário pratica. Além disso, os custos são reduzidos, uma vez que não há investimento por parte do cliente e sim apenas o pagamento de valores mensais baseados no uso da empresa.

No início, a tecnologia em nuvem foi pensada para descartar os convencionais PABX que estavam presentes nos escritórios, mas conforme os modelos de negócios foram evoluindo as possibilidades da telefonia em nuvem foram sendo colocadas a mostra. Sua principal característica é a quebra das barreiras constituídas nas quatro paredes dos escritórios, isto é, permitir a mobilidade entre os funcionários e até mesmo facilitando mudanças e expansões na empresa, tornando mais fácil com que as empresas possam se comunicar com seu público de interesse em diferentes canais e escalas.

O que acontece bastante nas empresas que desejam aderir a nova tecnologia é a necessidade da migração do analógico para o digital, para isso existem os ATAs (Adaptador de Telefone Analógico). Basta conectar seu telefone convencional a um ATA e os sinais de voz estarão completamente digitalizados. Uma solução melhor e mais prática são os telefones IP, criados especificamente para trabalhar com telefonia em nuvem. O telefone IP tende a melhorar a produtividade dos funcionários, sem prejudicar fatores como a ergonomia, já que funciona perfeitamente com um headset. Além disso um telefone IP possui várias funções mais avançadas que um telefone convencional conectado a um ATA, estas são: identificador, gravação e transferências de chamadas, discagem rápida, agenda e bloqueio de ligações. Já o que há de mais moderno no mercado, pode-se citar os softphones – a maneira mais prática da telefonia em nuvem. É um software instalado em sua máquina (computador, notebook, tablets, smartphones) que simula as funções de um telefone e funciona com uso de uma conexão de rede.

A solução Triwave Fale+ oferece para as empresas várias possibilidades, dentre elas estão a flexibilidade de uso, a otimização do espaço de trabalho, uma implantação simples e principalmente a redução de custos para os empresários. Você escolhe quantos usuários deseja, quantos telefones IP necessita e qual o tipo, bem como os números de entrada (DDR) e cuidamos de toda a implantação, cobrando apenas os valores mensais. Além disso, você passa a ligar de graça entre seus ramais e para os telefones fixos das principais capitais brasileiras e passa a ter uma tarifa extremamente competitiva para ligações de fixos e celulares para as demais localidades.

Telefonia empresarial para empresas em busca de agilidade e produtividade

O que muitos gestores ainda imaginam, é que os serviços mais avançados relacionados a telefonia são voltados somente para empresas grandes. Porém, atualmente, as pequenas e médias empresas já estão sendo atraídas para implantar certas tecnologias em suas rotinas de trabalho pois as vantagens são inúmeras.

A primeira grande vantagem é a redução de custos nas operações, fato que preocupa bastante os gestores de empresas. Geralmente as principais reclamações relacionadas aos gastos, vem de comunicação e telefonia. Ou seja, nesse caso a telefonia em nuvem seria uma solução ideal para economizar nas ligações, já que as chamadas são realizadas através de uma conexão de rede, com taxas extremamente reduzidas. Além disso, no momento da implantação não há necessidade de investimento em equipamentos caros ou em estruturas complexas já que a tecnologia permite fazer ligações a partir de qualquer dispositivo conectado a Internet.

Outro benefício que a telefonia em nuvem pode trazer é o acesso a recursos profissionais que facilitam os processos dentro das empresas. Ferramentas como secretária eletrônica, gravação de chamadas, ligações entre ramais sem custos, espera personalizada, chamadas de vídeos, além de uma URA personalizada (Unidade de Resposta Audível) com recursos de auto-atendimento de chamadas e menus, que estão disponíveis a partir da adoção da tecnologia. Além disso, os funcionários das empresas podem considerar a mobilidade como sua maior aliada em suas rotinas, já que a telefonia em nuvem permite que as pessoas utilizem seus ramais em smartphones, ou seja, a comunicação entre os funcionários não é prejudicada.

Portanto, podemos concluir que o futuro da telefonia nas empresas já tem características bem definidas. Provavelmente, a migração para nuvem é a próxima atitude que a maioria das empresas irá tomar, justamente pelas facilidades que a mesma proporciona: uma tecnologia que une redução de custos, mobilidade e modernidade.

Quer conhecer mais sobre a solução Triwave Fale+, nosso sistema completo de comunicação unificada e PABX Virtual? Clique aqui para receber uma visita de um de nossos gerentes de contas.