Já se sabe o quanto a nossa rotina se transformou com a chegada dos computadores, da internet e dos celulares. O telefone fixo, conectado como um ramal de um PABX, se manteve como uma tradicional forma de comunicação entre uma empresa, seus funcionários e clientes. Mas e se você pudesse levar seu telefone fixo para qualquer lugar?

O softphone é uma aplicação multimídia que simula as funções de um telefone, permitindo realizar, receber e gerenciar chamadas de voz sobre IP ou VoIP.

Softphones são uma parte importante de um sistema de telefonia empresarial baseado em VoIP e podem ser instalados tanto em PCs, laptops quanto em celulares. Os usuários passam a ter uma ferramenta que conserva a qualidade de voz das chamadas, ganham a possibilidade de transferir dados, documentos e imagens durante as conversas e até mesmo realizar videoconferências por um custo baixo, a qualquer momento, como se estivesse dentro de sua empresa. Além disso, é especialmente apropriado para empresas que buscam mobilidade entre os usuários.

Vantagens e desvantagens do uso dos Softphones

A redução de custos, o alinhamento de vários serviços em um único aplicativo e a gestão da comunicação com mais qualidade são as principais vantagens dentre inúmeras que os softphones possuem.

As desvantagens são quase inexistentes mas, como toda tecnologia possui limitações, o softphone não fica de fora. Partindo de um princípio que todos os dados serão trocados entre os usuários através da internet, a dependência de uma boa conexão se torna um fator relevante para o uso da nova tecnologia. Quando instalado em computadores ou laptops, a velocidade de processamento da máquina é um ponto a ser considerado também, além de fatores como lentidão e memória reduzida.

Instalando um softphone, os usuários poderão ter acesso aos recursos da tecnologia em poucos minutos, se já tiverem contratado um serviço de Cloud PABX como é o caso da oferta Triwave Fale+. Sua empresa utilizará um software que lhe dará as funcionalidades de um aparelho de telefone, mas com uma expressiva redução de custos e o benefício de vários recursos embutidos.

Antes de contratar um serviço de softphone, é importante que o empresário conheça os tipos que existem no mercado, bem como quais são suas necessidades específicas. Isso ajudará na escolha final.

Atualmente, o mercado disponibiliza inúmeras versões da tecnologia. A maioria é desenvolvida para atender tanto dispositivos móveis quanto sistemas operacionais tradicionais voltados para PCs e laptops. 

Telefones IPs x Softphones

Os telefones IPs são uma evolução dos aparelhos ou ramais simples da telefonia tradicional.

Também são aparelhos físicos e tudo relacionado às ligações é disponibilizado facilmente ao usuário através dos botões. A grande diferença é que a tecnologia é baseada no protocolo de internet e redes IP. São aparelhos que podem ser ligados diretamente à sua rede de dados e se integrar com sistemas de telefonia VoIP (Voz sobre IP) e PABX Virtuais. 

Então, qual seria a principal diferença entre Telefones IP e Softphones?

No caso dos softphones, o usuário precisa acessar uma aplicação para então ter acesso às funcionalidades de chamadas. Apesar de serem mais baratos e flexíveis que os telefones IPs, os softphones ainda podem gerar problemas em sua utilização devido a dependência de performance do dispositivo onde esta aplicação está rodando, seja em um PC, laptop ou mesmo em um celular.

Visto isso, podemos concluir que ambas as tecnologias podem atender as empresas de maneira satisfatória com uma redução significativa de custos. Os telefones IP permitem que as chamadas sejam feitas com maior eficiência, qualidade quase perfeita, além de ser uma ferramenta bastante simples de ser utilizada. Os softphones permitem mais flexibilidade e mobilidade, mas dependem da performance do equipamento onde estão rodando.

Agora basta você decidir qual tecnologia se adapta melhor na sua empresa!